quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Como reconhecer uma seita

"Existem milhares de religiões neste mundo, e obviamente nem todas são certas. O próprio Jesus advertiu seus discípulos de que viriam falsos profetas usando Seu nome, e ensinando mentiras, para desviar as pessoas da verdade (Mateus 24.24).

O apóstolo Paulo também falou que existem pessoas de consciência cauterizada, que falam mentiras, e que são inspirados por espíritos enganadores (1 Timóteo 4.1-2).

Nós chamamos de seitas a essas religiões.
Não estamos dizendo que todos os que pertencem a uma seita são desonestos ou mal intencionados. Existem muitas pessoas sinceras que caíram vítimas de falsos profetas. Para evitar que isto ocorra conosco, devemos ser capazes de distinguir os sinais característicos das seitas. Embora elas sejam muitas, possuem pelo menos cinco marcas em comum:

(1) Elas têm outra fonte de autoridade além da Bíblia. Enquanto que os cristãos admitem apenas a Bíblia como fonte de conhecimento verdadeiro de Deus, as seitas adotam outras fontes. Algumas forjaram seus próprios livros; outras aceitam revelações diretas da parte de Deus; outras aceitam a palavra de seus líderes como tendo autoridade divina. Outras falam ainda de novas revelações dadas por anjos, ou pelo próprio Jesus. E mesmo que ainda citem a Bíblia, ela tem autoridade inferior a estas revelações.

(2) Elas acabam por diminuir a pessoa de Cristo. Embora muitas seitas falem bem de Jesus Cristo, não o consideram como sendo verdadeiro Deus e verdadeiro homem, nem como sendo o único Salvador da humanidade. Reduzem-no a um homem bom, a um homem divinizado, a um espírito aperfeiçoado através de muitas encarnações, ou à mais uma manifestação diferente de Deus, igual a outros líderes religiosos como Buda ou Maomé.


Seitas e Heresias – como conhecer



Freqüentemente, as seitas colocam outras pessoas
no lugar de Cristo, a quem adoram e em quem confiam.

(3) As seitas ensinam a salvação pelas obras. Essa é uma característica universal de todas as seitas. Por acreditarem que o homem é intrinsecamente bom, pregam que ele pode acumular méritos e vir a merecer o perdão de Deus, através de suas boas obras praticadas neste mundo. Embora as seitas sejam muito diferentes em sua aparência externa, são iguais neste ponto. Algumas falam em fé, mas sempre entendem a fé como sendo um ato humano meritório. E nisto diferem radicalmente do ensino bíblico da salvação pela graça mediante a fé.

(4) As seitas são exclusivistas quanto à salvação. Pregam que somente os membros do seu grupo religioso poderão se salvar. Enquanto que os cristãos reconhecem que a salvação é dada a qualquer um que arrependa-se dos seus pecados e creia em Jesus Cristo como Salvador (não importa a denominação religiosa), as seitas ensinam que não há salvação fora de sua comunidade.

(5) As seitas se consideram o grupo fiel dos últimos tempos. Elas ensinam que receberam algum tipo de ensino secreto que Deus havia guardado para os seus fiéis, perto do fim do mundo. É interessante que ao nos aproximarmos do fim do milênio, cresce o número de seitas afirmando que são o grupo fiel que Deus reservou para os últimos dias da humanidade.

Podemos e devemos ajudar as pessoas que caíram vítimas de alguma seita. Na carta de Tiago está escrito que devemos procurar ganhar aqueles que se desviaram da verdade (Tiago 5.19-20). Para isto, entretanto, é preciso que nós mesmos conheçamos profundamente nossa Bíblia bem como as doutrinas centrais do Cristianismo. Mais que isto, devemos ter uma vida de oração, em comunhão com Cristo, para recebermos dele poder e amor e moderação."


Fonte: http://www.missoesmundiais.org.br/

terça-feira, 14 de outubro de 2008

Bryan

"Qualquer, porém, que fizer tropeçar a um destes pequeninos que crêem em mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma grande pedra de moinho, e fosse afogado na profundeza do mar."
Mateus 18.6

O senhor Jesus nos ensina que o maior no Reino dos céus é aquele que se converte com a intensidade, entrega e espontaneidade de uma criança. As histórias das crianças da Igreja Perseguida têm sido fonte de inspiração para nossa caminhada cristã.

No mês passado, 13 crianças da Colômbia, acolhidas por um centro infantil mantido pela Portas Abertas, foram batizadas. Uma delas, Bryan, tem um histórico familiar dramático. Leia seu testemunho e ore por essa rapaz.


Clique AQUI pra ver o testemunho de Bryan.


Esse foi um e-mail que eu recebi da Missões Portas Abertas, e o testemunho de Bryan e dos demais cristãos perseguidos me lembrou bem a carta que Pedro enviou aos cristãos que estavam sendo perseguidos na época que Nero estava aniquilando todos os judeus e cristãos, em Roma.


"Estejam alertas e vigiem. O diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar. Resistam-lhe, permanecendo firmes na fé, sabendo que os irmãos que vocês têm em todo o mundo estão passando pelos mesmos sofrimentos" 1 Pe 5.8,9

Nesse caso, os nosso irmãos estão passando por sofrimentos bem piores, mas Pedro também diz na carta dele:

"Todavia, mesmo que venham a sofrer porque praticam a justiça, vocês serão felizes. 'Não temam aquilo que eles temem, nõa fiquem amedrontados'." 1 Pe 3.14

Eis o exemplo de Bryan.

A Paz.


sábado, 11 de outubro de 2008

Goste de ser insultado

"Eles acham estranho que vocês não se lancem com eles na mesma torrente de imoralidade, e por isso os insultam." 1 Pe 4.4

Pedro faz menção, de acordo com o contexto, aos ímpios. Antes, nós, filhos de Deus, vivemos em farras, bebedeiras, idolatrias, e agora deixamos isso tudo pra viver pra Deus. Não é de surpreender que os outros achem estranho, bizarro e careta a nossa vida, pois eles só vivem nisso, e pensam que só existe essa vida, com esses prazeres que só podem preencher o vazio que eles têm por um tempo mínimo determinado. Curtem bebidas, drogas, sensualidade, acham o máximo e claro, sentem prazer nessas coisas. Coisas que satanás oferece para todos, e está disponível em todos os cantos, bem na sua frente, por onde você olhar, tem oferendas de satanás para o caminho da perdição. Como Pedro fala nesse versículo, os ímpios acham bem estranho vocês não compartilharem com eles essas loucuras da carne, esses prazeres instantâneos, e ficam insultando por vocês não praticarem tais atos. Insultam de uma forma que não têm dó, querem que você fique realmente pra baixo e se sinta provocado e desafiado a fazer as mesmas coisas que eles, para depois eles mostrarem que essas coisas são realmente "boas" e que você não está cometendo pecado algum nisso. Tenho pena de quem cai nessas ciladas de satanás, oferencendo bebidas, drogas, farras, com prazeres que não vão te levar a lugar nenhum. Todo dia vemos na televisão conseqüência de bebidas alcoólicas e brigas nas festas, satanás não está brincando, ele está matando, destruindo e roubando. E essas pessoas têm que abrir os olhos para verem o que estão fazendo, estão presos a coisas inúteis. Mas no versículo seguinte Pedro diz: "Contudo, eles terão que prestar contas àquele que está pronto para julgar os vivos e os mortos.". Um termo bem significante: "prestar contas". O que seria esse prestar contas? Lembro de um professor que dizia sempre que se a gente não estudasse, mais tarde a gente iria sofrer, porque sempre a vida mandava a conta pra gente pagar. É mais ou menos isso, temos que prestar contas do que nós fizemos. Deus nos criou, Deus nos deu a vida, e o que temos feito com ela? Fomos pras farras? Temos que prestar contas com Deus depois. Fomos beber? Temos que prestar contas com Deus depois. Fico imaginando depois quando essas pessoas chegarem lá e Deus perguntar: "O que você fez com a vida que eu te dei, minha criatura?" e o indivíduo vai responder o que? "Bebi muito até cair, trabalhei pouco e traí minha mulher." Que coisa linda de se dizer, né? Deus está pronto para nos julgar, para ver o que temos pra dar pra Ele. E eu ainda fico pensando, ainda tem pessoas que se dizem "evangélicas" curtindo música de forró e indo pras bebedeiras da vida. Eu não entendo a mente deles, não entendo. A Paz. 

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Não morra junto com sua fé

"Assim, também a fé, se não tiver obras, por si só está morta." Tg 2.17

Tava fazendo uma leitura Bíblica em Tiago. E isso me chamou bem a atenção. Só o que eu vejo hoje em dia, são as pessoas dizendo que tem fé em Deus, que acredita que Ele existe e que vai pro céu, só por causa disso. Primeiro, creio que o conceito de fé deles está bem distorcido. "Fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos" Hb 11.1. Acho que se 10% das pessoas que dizem que têm fé em Deus, realmente tivessem fé em Deus, creio que as coisas seriam bem mais fáceis. Tiago fala em 2.17 que se a fé não tiver obras, está morta. E o que ele fala é a pura verdade, o que adianta todo mundo acreditar na existência de um Deus, se não fazem nada? "Você crê que existe só um Deus? Muito bem! Até mesmo os demônios crêem - e tremem!" Tg 2.19. Você crê? Grande diferença faz, até os demônios crêem, e tremem! Então, já ficou claro que só ter fé, não adianta. Claro que pela fé nós somos salvos, mas a fé inclui as obras. E o que significa essas obras? É a consequência da sua fé.
Alguns podem dizer que Paulo sempre fala que somente pela fé em Jesus Cristo somos salvos e não por obras DA LEI. Muitos podem utilizar essa "discordância de pensamentos" para encontrar erros na Bíblia. Mas a Bíblia não tem erros, o erro vem do leitor. Paulo fala obras da LEI. Para aqueles que cumprem a lei rigorosamente, como os religiosos. O cumprimento da lei não basta, temos que ter fé que Jesus nos salvou, e que Ele foi o enviado por Deus para nos libertar do império das trevas. Mas as obras que Tiago fala são obras diferentes, ele mesmo coloca um exemplo: "Se um irmão ou irmã estiver necessitando de roupas e do alimento de cada dia e um de vocês lhe disser: 'Vá em paz, aqueça-se e alimente-se até satisfazer-se', sem porém lhe dar nada, que adianta isso? Assim também a fé, por si só, se não for acompanhada de obras, está morta" Tg 2.16,17. 
Que estamos fazendo hoje irmãos? Onde estão as nossas obras? Que estamos fazendo com o que Deus nos mandou fazer? Precisamos de obras para demonstrar nossa fé, precisamos fazer com que nossa fé seja vista através de nossas boas obras, "que pratiquem o bem, sejam ricos de boas obras, generosos em dar e prontos a repartir;" 1 Tm 6.18. A fé exige a obediência, se temos fé, temos que obedecer aos mandamentos que Deus nos deu. Sempre lendo e meditando nas palavras de exortação e amor, para que levemos uma vida santa e irrepreensível. Não deixe as obras de lado, não seja salvo e quando chegar diante do Pai, estar de mãos vazias. Obras são para ser feitas, mediante a fé. A Paz.

Venha pescar também, com Jesus.

"Não sou pescador, mas imagino que certamente não há coisa mais frustrante do que um pescador profissional passar a noite toda sem pescar um só peixe. Foi exatamente o que aconteceu com Pedro em Lucas 5. Quando Jesus chegou na manhã seguinte, ele estava indo para casa. Jesus entrou no barco de Pedro e mandou-lhe que remasse para longe da praia. Depois, disse a Pedro que lançasse a rede nas profundezas, a fim de pegar peixes. Jesus não era pescador; Pedro, sim. Jesus deu aqui um conselho pouco provável para um pescador profissional. Não apenas os peixes não estavam 'fisgando', mas naquela área peixes costumavam ser pegos no raso e à noite. Mas, ainda que contrariando o bom senso e os anos de experiência, Pedro obedeceu. O resultado foi a matéria-prima para uma grande fritada.
Há três lições nessa expedição pesqueira.


Primeira: a fé. O que Jesus diz é melhor. Às vezes, Jesus nos pede que façamos coisas que parecem ilógicas. Muitas vezes, o que pensamos ser o melhor impede nossa obediência fiel ao ensinamento de Jesus. Tivesse Pedro seguido a sua sabedoria, jamais teria pegado aqueles peixes. Precisamos depender de Jesus.

Segunda: o medo. Quando Pedro viu os peixes, disse: 'Retira-te de mim, porque sou pecador'. De repente, Pedro teve consciência de como Jesus era grandioso. E aí se lembrou das próprias fraquezas e de seu pecado. Precisamos chegar ao conhecimento de Deus do mesmo modo que Pedro e humilhar-nos diante dele. O primeiro passo no reino de Deus para cima é aquele que se dá para baixo. Somos todos pecadores desesperadamente carentes da graça de Deus.

Terceira: o ato de seguir. Jesus disse a Pedro que poderia fazer dele um verdadeiro pescador, um pescador de homens. E ele deixou tudo para seguir a Jesus. Seguir a Jesus significa comprometer a nossa vida em relação a ele. Muitos procuram uma experiência religiosa agradável, que lhe atenda às expectativas e lhe anima, em vez de ir em busca de uma vida dedicada ao serviço de Deus. Para ser de Cristo, ele tem que ser a minha vida (Colossenses 3:4)."


Gary Fisher

Fonte: Estudos da Bíblia

Site Meter