sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Não morra junto com sua fé

"Assim, também a fé, se não tiver obras, por si só está morta." Tg 2.17

Tava fazendo uma leitura Bíblica em Tiago. E isso me chamou bem a atenção. Só o que eu vejo hoje em dia, são as pessoas dizendo que tem fé em Deus, que acredita que Ele existe e que vai pro céu, só por causa disso. Primeiro, creio que o conceito de fé deles está bem distorcido. "Fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos" Hb 11.1. Acho que se 10% das pessoas que dizem que têm fé em Deus, realmente tivessem fé em Deus, creio que as coisas seriam bem mais fáceis. Tiago fala em 2.17 que se a fé não tiver obras, está morta. E o que ele fala é a pura verdade, o que adianta todo mundo acreditar na existência de um Deus, se não fazem nada? "Você crê que existe só um Deus? Muito bem! Até mesmo os demônios crêem - e tremem!" Tg 2.19. Você crê? Grande diferença faz, até os demônios crêem, e tremem! Então, já ficou claro que só ter fé, não adianta. Claro que pela fé nós somos salvos, mas a fé inclui as obras. E o que significa essas obras? É a consequência da sua fé.
Alguns podem dizer que Paulo sempre fala que somente pela fé em Jesus Cristo somos salvos e não por obras DA LEI. Muitos podem utilizar essa "discordância de pensamentos" para encontrar erros na Bíblia. Mas a Bíblia não tem erros, o erro vem do leitor. Paulo fala obras da LEI. Para aqueles que cumprem a lei rigorosamente, como os religiosos. O cumprimento da lei não basta, temos que ter fé que Jesus nos salvou, e que Ele foi o enviado por Deus para nos libertar do império das trevas. Mas as obras que Tiago fala são obras diferentes, ele mesmo coloca um exemplo: "Se um irmão ou irmã estiver necessitando de roupas e do alimento de cada dia e um de vocês lhe disser: 'Vá em paz, aqueça-se e alimente-se até satisfazer-se', sem porém lhe dar nada, que adianta isso? Assim também a fé, por si só, se não for acompanhada de obras, está morta" Tg 2.16,17. 
Que estamos fazendo hoje irmãos? Onde estão as nossas obras? Que estamos fazendo com o que Deus nos mandou fazer? Precisamos de obras para demonstrar nossa fé, precisamos fazer com que nossa fé seja vista através de nossas boas obras, "que pratiquem o bem, sejam ricos de boas obras, generosos em dar e prontos a repartir;" 1 Tm 6.18. A fé exige a obediência, se temos fé, temos que obedecer aos mandamentos que Deus nos deu. Sempre lendo e meditando nas palavras de exortação e amor, para que levemos uma vida santa e irrepreensível. Não deixe as obras de lado, não seja salvo e quando chegar diante do Pai, estar de mãos vazias. Obras são para ser feitas, mediante a fé. A Paz.

Site Meter