terça-feira, 19 de agosto de 2008

Teatro como forma de evangelismo e adoração

Existem diversas formas de adorar a Deus e transmitir a Sua palavra. Uma delas é com certeza a arte, que tem até o seu dia específico, 12 de agosto. O Dia Nacional das Artes comemora a poesia, a literatura, as artes plásticas, a dança, o cinema e o teatro. Todas essas são formas de expressão e tradução do pensamento de uma pessoa, de um povo, de uma ideologia.

Em busca de novas maneiras para pregar o evangelho de Jesus a quem conhece, e principalmente, a quem não conhece, as igrejas descobriram o teatro como uma arma poderosa para impactar vidas. E através de encenações e textos baseados na Bíblia, elas têm desenvolvido e profissionalizado cada vez mais os seus Ministérios de Teatro.

Hoje, existem vários grupos e companhias teatrais com o único objetivo de levar a palavra de Deus ao maior número de pessoas possível. Um desses é a Cia. de Teatro Jeová Nissi, de Campinas (SP). Na estrada há 8 anos, os integrantes desse Ministério têm vivido experiências inesquecíveis, tanto para eles, quanto para os milhares de espectadores que já assistiram seus espetáculos.

Atualmente, a Companhia conta com três equipes que se apresentam simultaneamente em diferentes cidades. Idealizado e dirigido por Caíque de Oliveira, o grupo surgiu quando ele, recém convertido, decidiu usar o que aprendeu no mundo para agradar o coração de Deus. Caíque conta que, já que as peças tratam de assuntos fortes, como o pecado e o reino espiritual, o grupo começa com a comédia, para relaxar o público, e depois leva a palavra através do drama. Como resultado, conversões que aos olhos humanos parecem impossíveis. "Uma vez nos apresentamos no Complexo do Alemão (conjunto de favelas no subúrbio do Rio de Janeiro), um traficante assistiu a peça, ficou muito tocado e abandonou o tráfico. Para nós foi muito forte, muito impactante'', lembra.

De acordo com Caíque, o teatro é uma importante ferramenta para os jovens de hoje. ''A nossa geração é muito visual e o mundo tem investido nisso, televisão, internet, teatro, vídeo. Eu acredito que é fundamental ter o teatro na igreja, porque é a palavra sendo pregada usando a tecnologia, o visual, as cores e as imagens. Então, você consegue prender a atenção da pessoa por uma ou duas horas, e ela entende uma mensagem que talvez levasse anos se fosse de outra forma'', afirma ele.

A 1ª Igreja Batista Nova Jerusalém (São Cristóvão - RJ) conta com o ministério JERUARTE - Teatro para o louvor de Deus, que existe há 18 anos. O JERUARTE é um grupo missionário que leva a palavra de Deus através de peças infantis e peças éticas evangelísticas, procurando trabalhar mais com o drama. A líder do grupo, Nilcea Barreto, que é formada em educação cristã e arte pelo Seminário Batista do Sul, diz que tem como objetivo despertar as pessoas para o trabalho de missões. ''Entendemos que quando uma pessoa se converte é realmente muito comovente, mas se nós pudermos mobilizar corações para fazer o trabalho missionário, plantar as sementes, ficamos duplamente felizes'', compartilha ela mostrando a importância de se realizar este tipo de trabalho.

fonte: crentes.net

Site Meter