quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

A lenda

"Cuxe gerou a Ninrode, o qual começou a ser poderoso na terra. Foi valente caçador diante do Senhor; daídizer-se: Como Ninrode, poderoso caçador diante do Senhor. O princípio de seu reino foi Babel, Ereque, Acade e Calné, na terra de Sinear. Daquela terra saiu ele para a Assíria e edificou Nínive, Reobote-ir e Cala. E, entre Nínive e Cala, a grande cidade de Resém." Gn10:8-12


Ninrode, considerado "caçador diante de Deus", foi o pioneiro na idolatria. Não por ele adorar a outros deuses ou estátuas, mas por ser idolatrado, ser deificado pelos outros. Foi o que se destacou no período pós-diluviano por ser forte e valente, um herói diante do povo. Ele matava os animais que ameaçam as pessoas, construía muros e fortificações para protegê-los. Portanto, começou a ser visto como o protetor e salvador daquela região, lendas foram feitas a favor dele, contando seus feitos e glórias que havia tido. Vou mostrar um trecho do livro "A Bomba - J. B. Carvalho":

"No mundo antigo, a extensão de sua adoração foi surpreendente. Em seus dias ele era altamente popular. Ele ganhou a fama de benfeitor por suas façanhas libertando o mundo dos 'monstros' e se firmou como o primeiro grande construtor de cidades, reunindo homens em massas e cercando-os com paredes. Como os animais ferozes aterrorizavam os homens, ele os proporcionou segurança ao cercá-los com muros. Na versão da Septuaginta grega do génesis ele é chamado de 'Ninrode, o gigante'. Na verdade ele não era somente um poderoso caçador, mas também um grande edificador de cidades. Existe um registro objetivo de suas realizações em seu reino. Trata-se do primeiro reino humano a ser mencionado, pois antes dele não existe nenhum registro que um reino humano houvesse existido, nem mesmo nenhum outro rei é mencionado. Surge então o primeiro império, o primeiro rei humano que levanta a estátua do governo gentio, vista muitos anos depois por um descendente de Ninrode, Nabucodonozor. Ninrode, então, é o fundador do sistema do mundo, o Cosmos. Foi o primeiro a retirar a referência a Deus como o Senhor e estabeleceu seu domínio através da força e da arrogância contra Deus."

Foi o pioneiro nesse sistema, de retirar a imagem de Deus de soberano, e a influência foi passando de geração em geração, até hoje. Existem pessoas que se acham Deus, querem ser glorificadas e exaltadas por seus feitos, por "proteger" nações e etc. Mas Deus sabe o que faz, Deus é poderoso, e um dia mostrará a todos quem Ele é. Finalizando, a idolatria vem de muito antes, desde das primícias da terra, ou seja, a referência de Deus foi tirada por causa de idolatria, por isso que Deus abomina tanto a adoração a outros deuses.

"porque os filhos de Judá fizeram o que era mau perante mim, diz o SENHOR; puseram os seus ídolos abomináveis na casa que se chama pelo meu nome, para a contaminarem." Jr 7:30


Fonte: "A Bomba - J. B. Carvalho, Cap. 1"

Site Meter